Anuncios do goolge

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Vazio na alma: mero reflexo mental pela necessidade de algo que não existe?


Vazio na alma: mero reflexo mental pela necessidade de algo que não existe? ou uma resposta da necessidade humana de um Deus.

Quem é que nunca sentiu uma sensação de tudo ao redor não fazer sentido? sem vontade de fazer nada, se não um isolamento, lá longe onde ninguém possa te dizer o que fazer para tudo voltar ao normal, na verdade as pessoas te dizem  o que sempre se diz e isso para ser sinceiro é enfadonho, a preferência de afastamento para um lugar onde te encontras a SOS é o reflexo de necessidade de sossego e uma busca profunta de todos os possiveis sentidos, e uma oportunidade de questionar, "Mas afinal, porquê isso tudo?". Mas então? mesmo com esse silencio e isolamento, tudo parece continuar não fazer sentido, e mesmo o próprio isolamento só oferece lugar para dúvida e mais dúvidas, então resolvemos buscar outras preferências, qual é o almejo? um pouco de preenchimento, um pouco de alegria, um pouco do sentido ou sabor do existir. Na verdade, não é uma questão de companhias, amizade, família; não, mas algo bem mais, algo que talvez possa dar sentido a essas outras coisas.

Que vazio é este?
É um vazio que se manifesta como um almejo de algo bem maior, algo que transmita a segurança do existir, algo que talvez sirva de suporte quando tudo não fizer sentido ou desmoronar e que sobretudo não te desaponte e que esteja sempre perto quando precisar. Olha podemos até elogiar os nossos namorados(as), esposos (as), pessoas muito amáveis, que entre elas existam aquelas que estão do nosso lado quando mais precisamos, porém deixem-me desapontá-los um pouco, nem sempre é assim, um ser humano está limitado pelo tempo, espaço e a outras condições a que se encontra e não pode estar consigo em todos momentos e mesmo naqueles que tanto precisas, é certo que podemos contar com tais pessoas contudo, elas não podem garantir estar ao seu lado por certo, devido às suas limitações. A realidade é que sempre existirão momentos em que   nos encontraremos a SOS precisando de quem possa estar ao lado para responder os porquês, quando os demais não estiverem.


Pessoas renomadas também sentem isso
Numa entrevista recente, a atriz Isis Valverde desabafou: "Tenho um buraco enorme dentro de mim, uma falta que não consigo explicar ou preencher, e que está sempre presente em tudo o que faço". 
Como um pano de fundo, esse sentimento a acompanha em suas conquistas, projetos, relacionamentos. Às vezes fica encoberto, mas se há um pouco de silêncio interior, ele pode se manifestar claramente. E isso não acontece só com ela. O que Isis descreveu tão bem é algo que habita o coração de todos.

Essa sensação de necessidade e carência foi relatada pela filosofia, psicologia e pela literatura. Para alguns ela é intensa, para outros se apresenta menos profundamente e com mais raridade. Porém, uma vez ou outra na vida, nos encontramos com esse sentimento inequívoco de falta de algo que nem conseguimos definir direito o que é.

É vazio de se preencher? ou mero almejo da mente de algo bem maior e que nao existe.

Um bom filósofo como Freud, renomado pai da Psicanálise,ou seus discipulos, podem até te dizer que tal estado de espírito não passa de um mero medo natural que o ser humano tem sobre diversas incertezas do existir, ou seja, o ser humano tem a sensação desse vazio porque ele mesmo cria isto, em sua mente cria a uma consciência de almejo de algo maior, inabalável que talvez pudesse dar esse preenchimento, que na realidade não existe em nenhum lugar do vasto universo. Na verdade, diz ele, quando somos criança os nossos pais são tudo isto, protecção, preechem esse vazio e somos seguros, contudo quando crescemos sentimos saudades dessas coisas e como não existe nada que possa tomar esse lugar, então sentimos um vazio existencial.

Pura filosofia com sabor de sofisma.  Olha, a pergunta a ser feita é: porquê existe a fome? ou a necessidade de comer? porque existe comida que preencha ou possa saciar tal fome.  Simples, porquê existe o órgão reprodutor masculino? porque existe o órgão reprodutor feminino que o corresponde. Então porquê custaria me acreditar que exista um ser maior, inabalável e que possa preencher tal vazio que nada consegue preencher? e que tal sensação de um vazio no coração não é exactamente o medo do existir ou almejo de algo maior  cuja existência não encontra lugar no universo, o vazio é uma realidade e precisa sim de uma correspondência e  o correspondente é Deus. Deus existente por sim mesmo inabalável e incomparável ao Universo.
O vazio na alma humana, a sensação que sentimos de algo bem maior que preencha o ser e dea sentido do existir, reforça a ideia da existência de um Criador, pré-e auto existente. Ele é conhecido como DEUS FORTE, PRÍNCIPE DA PAZ E PAI DA ETERNIDADE (Isaías 9:6). Entao, por a caso não é essa paz que almejamos quando sentimos tal sensação? saibamos que esse é UM DOS atributos de Deus, O Príncipe da paz, a curta passagem que diz príncipe da paz nos remete a ideia de "O Autor da paz" o ''primeiro a dar a paz'' nada e nada mesmo pode preencher esse lugar porque como Pai da Eternidade, quando criou o homem o lugar d'Ele estava reservado e quando buscamos avantajar esse lugar com outras coisas, caímos no vazio existencial, nada faz sentido, nada tem sabor e nada parece estar ao nosso favor. Por outro lado, quando Ele está nesse lugar, amigos podem nos desapontar, queridos podem partir, coisas podemos perder, porém tudo isso não passa de "coisinhas".
A sua oração hoje, senhor preencha esse vazio porque te pertence.

Por: Afonso Uapita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário